29.6.09

Portas da Berbéria

A Associação Portas do Mar, mais uma criada para “dar música e espectáculo” ao povo, vai promover de 27 de Maio a 10 de Junho o “Cenário Berbere”. Este evento vai constar de passeios de camelos (sim dos verdadeiros!) provas de chá, fumaças de cachimbo e espectáculos de dança de ventre. A Berbéria é uma região do Norte de África que vai ser “promovida” nas Portas do Mar por ser eventualmente um novo mercado de origem de turistas (irónico!) que poderão encher os hotéis de S. Miguel, desesperados por hóspedes. Será hilariante assistir à combinação camelo/betão nas Portas do Mar, quiçá agora Portas da Berbéria.
Para além deste “Cenário Berbere” segue-se outro evento o “Live Summer Fest”, que terá os britânicos “Paradise Lost” como cabeças-de-cartaz. O festival tem entrada gratuita, como sempre, e visa promover a Região Autónoma dos Açores a FEDRA (Federação de Doenças Raras em Portugal) e os artistas açorianos em geral, segundo a organização.
Para além do Paradise Lost vão actuar uma outra banda internacional, a “Every Need” e ainda uma outra, esta micaelense, os “Morbid Death”, e o grupo nacional a “Cinemuerte.
Segundo a organização, o festival, para além da vertente cultural e social, também pode ter alguma repercussão turística na ilha de São Miguel e nos Açores. Portanto das 4 bandas que vão actuar no festival, 3 são de fora naturalmente pagas a peso de ouro, e apenas uma é de S. Miguel. Como é que este festival vai promover a música açoriana não foi explicado.
Qual é o custo/benefício desta iniciativa, que consome dinheiros públicos, também não foi explicado pela organização. O seu custo é fácil imaginar: 3 bandas de fora, das quais 2 internacionais, cachés, seus transportes, alojamento e suas excentricidades custam muito caro. Nunca menos de 200.000 euros. E como as entradas são gratuitas, receitas não há. Pagam novamente os contribuintes, sem dó nem piedade.
Também não foi explicado o número de turistas que vem a S. Miguel de propósito para assistir a este evento. Meia dúzia, uma dezena, não se sabe!
Por favor não brinquem com o nosso dinheiro, proveniente do pagamento dos nossos impostos. Nem inventem justificações absurdas e ridículas para a folia.
“Cenário Berbere”, e “Live Summer Fest” são mais dois exemplos da irresponsabilidade de quem gere dinheiros públicos. Um verdadeiro desperdício de fundos, que tanta falta fazem a milhares e milhares de açorianos.

No comments: