6.3.07

McBairro: um novo conceito urbanístico-comercial

Um novo conceito urbanístico-comercial foi introduzido nos Açores. Trata-se do McBairro! E aparentemente é um conceito simples, um verdadeiro ovo de Colombo. Que revela elevada criatividade e alguma permissividade! Só foi criado e implementado em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, por agora. Contudo trata-se de um conceito que pode ter uma expansão internacional junto dos países sub-desenvolvidos de África, Ásia e naturalmente América Latina. É a globalização dos Açores, com a mais que certa exportação deste conceito.
O processo é simples mas dura alguns anos. Primeiro é licenciado um bairro para moradias, que são construídas com muito empenho e esforço financeiro. Depois licencia-se na cave de uma destas moradia um ginásio que concentra muitas viaturas e que aborrecem os moradores. Felizmente o próprio mercado acabou por o encerrar. De seguida, no meio das moradias uni-familiares, licencia-se uns prédios de apartamentos. E depois quando está tudo construído em termos de moradias e apartamentos, e toda a gente vive em paz e sossego, licencia-se um estabelecimento de fast-food, o McDonald,s, com um serviço de comida entregue na viatura, o denominado McDrive. E aí está o conceito urbanístico-económico do McBairro. Muito simples!
E o projecto âncora do McBairro, o McDonald,s, foi construído numa nesga de terreno, onde nada se podia construir inicialmente, e acabou por ter um projecto aprovado apenas para habitação. Mas de um momento para o outro, e em linguagem popular, troca-se as voltas, e instala-se um estabelecimento de fast-food. E o estabelecimento “convive” muito mal com as moradias que, em alguns casos, estão a 10 metros. Fantástico e inovador!
E depois de uma inauguração apoteótica onde os nossos governantes e autarcas teceram frenéticas loas ao McDonald,s, chegando ao ridículo de considerar a abertura do estabelecimento um sinal de desenvolvimento, numa atitude terceiro-mundista, surge os efeitos do projecto: falta de estacionamento, acessibilidade insuficiente e inadequada, e odores por todo o bairro juntamente com poluição sonora e ambiental.
E é este o novo conceito urbanístico-comercial que tem merecido muitas visitas dos autarcas de Ponta Delgada. Ao que parece para se inteirarem do bom funcionamento do projecto desenvolvido, até parece, numa espécie de parceria público-privada.
De referir que o conceito também envolve as forças de segurança. O estabelecimento tem de fazer uma avença com a PSP para patrulhar as redondezas contra os “maus” automobilistas, o que contribui também para financiar este serviço da República. E o percurso, em fila lenta, para o McDrive é uma verdadeira prova de perícia para os automobilistas, com curvas e contracurvas, a fazer inveja aos circuitos das escolas de condução.
O entusiasmo é tanto junto das populações citadinas que corre já a notícia de que outros bairros querem aderir ao conceito.
O Calço da Furna é um dos primeiros candidatos, aproveitando um jardim público existente numa praça local. Também os Bairros Novos manifestaram o seu interesse no projecto.
Mas, ao que parece, terá prioridade o bairro que estiver mais próximo de uma escola. Sim, porque é um ponto crucial para o sucesso empresarial do McBairro. Estar junto de uma escola, e melhor se secundária, para que os alunos possam beneficiar desta alimentação equilibrada e saudável, rica em proteínas e calorias. E assim rivalizar com a pouco saborosa e detestada comida confeccionada nas cantinas das escola.
Mas no fundo, a base de tudo isto está num conceito estético que há muito havia desaparecido da nossa sociedade: gordura é formosura. Este conceito parece querer renascer das cinzas, com o apoio entusiástico de governantes e autarcas. O aparecimento de uma oferta de serviços de médicos endocrinologistas, nutricionistas , bem como muitos espaços de fitness e wellness parece também reforçar de novo este conceito. Que gera obesidade quantas vezes mórbida, e muitos diabéticos, quase já a atingir os 20.000 nos Açores. E que precisam de ser tratados no nosso Sistema Regional de Saúde, que se defronta felizmente com um situação financeira superavitária.
O McBairro, tudo indica, é uma criação do bloco central de interesses.

No comments: